Projeto Antioquia

Uncategorized
Welcome to ThemeGrill Demo. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!

Revitalização de Igrejas, Formação de Servos, Implantação de Igrejas

 

A Mesorregião do Baixo Amazonas no Estado do Pará é composta por importantes municípios que fomentam a economia no Estado. São 13 cidades que compõem o Baixo Amazonas no Estado do Pará: Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Mojuí dos Campos, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa. A região ocupa uma área superior ao do Reino Unido e da Coreia do Sul somadas (315,86 mil km², 1/4 da área do Estado do Pará), e em 2014 sua população era de 770.275 habitantes. Um campo a ser alcançado pela pregação do evangelho.

Dentre os municípios da região, Santarém é o maior em população, sendo o terceiro maior do Estado, com 308.339 habitantes (IBGE, 2021), sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural da Região do Baixo Amazonas, composto de 57 bairros. Está ligada ao Estado do Mato Grosso pela BR 163. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Em linha reta, está localizada a cerca de 800 km das metrópoles da Amazônia (Manaus e Belém), é conhecida poeticamente como “Pérola do Tapajós”.

Atualmente a economia de Santarém está assentada nos setores de comércio e serviços, no ecoturismo, nas indústrias de beneficiamento (madeira, movelarias, olarias, panificadoras, agroindústrias, beneficiamento de peixe etc.) e no setor agropecuário, que segundo o IDESP, na sua pesquisa sobre o Produto Interno Bruto dos municípios em 2008, destacou-se como maior produtor de arroz e soja do estado do Pará e como terceiro maior produtor de mandioca do Estado e o quarto do Brasil.

Temos em Santarém quatro Igrejas fundamentalistas estabelecidas ali. Uma fundada pelos missionários norte-americanos José e Lisa Edge – Igreja Batista Vitória, e duas por Jimmy e Rhonda Shaw – Igreja Batista Bela Vista e Igreja Batista Maranata. A quarta, Igreja Batista Peniel, foi estabelecida pelos missionários Rubens e Sofia Silva.

O grande desafio para o desenvolvimento do campo e das Igrejas tem sido a falta de permanência de pastores trabalhando no município. Houve ocasiões em que um (1) missionário tinha que administrar duas e até três igrejas ao mesmo tempo. O que tem ocorrido atualmente, onde só temos o pastor Osmar Patrício servindo no município, assistindo as quatro Igrejas.

O PROJETO

Na busca de promover  o avanço do evangelho na Mesorregião do Baixo Amazonas no Estado do Pará pelo desenvolvimento das igrejas, pela condução do Espírito Santo,  formou-se uma equipe de obreiros que está indo para Santarém em 2023 (imagem 4), para se juntar ao pastor Osmar Patrício e sua esposa, Missionária Elizângela,   para implementar um projeto, a ser realizado dentro de um período estimado de sete (7) anos. Dentro da perspectiva do grupo, em trabalho conjunto, está a revitalização das quatro igrejas e a implantação do Instituto Bíblico Batista Filótheoi (que já funciona online), projetando para o futuro, se assim Deus permitir, a fundação de novas igrejas no município Santarém e na Mesorregião do Baixo Amazonas, transformando Santarém em nossa Antioquia.

É um grande projeto, por isso não podemos avançar sem o apoio da igreja de Deus. Precisamos de suas orações pois entendemos que não é somente um desafio físico, mas, sobretudo, espiritual. Comprometam-se em orar por nós. Além de suas orações, iremos precisar de sustento financeiro, a fim de nos dedicarmos integralmente ao desafio do projeto, sem distrações.

Os mais carentes hoje nesta questão de são os Missionário pastor Osmar Patrício e Miss. Elizângela, que precisam desenvolver outras atividades para complementar a renda a fim de sustentar a família. Por outro lado, temos o pastor Izaías e a Miss. Claudete que, após trinta anos de ministério pastoral, está ingressando na obra missionária. O sustento dele hoje é mínimo, por isso está precisando de mais apoiadores sustentá-los.

OBJETIVO GERAL

  1. Revitalizar a Igreja – Servir junto à Igreja Local com nossos dons, pelo ensino fiel da palavra e atividades de serviço cristão (testemunhar, discipular, equipar) para que cooperemos com o seu desenvolvimento.
  2. Preparar Lideranças – Preparar pessoas que se sintam vocacionadas para exercer liderança na igreja. Isso faremos através do Instituto On-line, algo que já temos desenvolvido há algum tempo com a parceria de alguns irmãos e pastores que estão cooperando conosco.
  3. Implantar uma sede física do Instituto Bíblico Batista Filótheoi na região.
  1. Estimamos um período de 7 anos para a realização das primeiras três fases do projeto, antes de avançarmos para o passo seguinte.
  1. Fundação de novas igrejas em outros bairros de Santarém e, futuramente, nos municípios da Mesorregião do Baixo Amazonas no Estado do Pará.

NECESSIDADES

  1. Oração em favor das igrejas e de nossas famílias.
  2. Recursos financeiros para a implantação do projeto e sustento dos missionários da equipe.
  3. Recursos para a mudança da Equipe

Implantação da sede do Instituto Bíblico – Necessidades.

  1. Local para o estabelecimento do Instituto Bíblico Batista Filótheoi.
  2. Equipamentos para montagem de uma sala de gravação, recebimento e transmissão de aulas on-line.
    1. Computador
    2. Caixas de Som
    3. Datashow
    4. Câmeras
    5. Microfone
    6. Mesas e cadeiras para alunos presenciais.
    7. Mesa e cadeira para professor/tutor
    8. Impressora e papéis para impressão de documentos e apostilas.
  3. Literaturas para evangelismo e discipulado.

Mudanças em 2023

Pastor Izaías & Miss. Claudete – Já estão com passagem comprada para o dia 01 de fevereiro.

Pastor Rubens & Miss. Sofia (Tobias e Susana) – Início de julho.

Pastor Eliel & Sarah – Novembro

 

Ananindeua, Janeiro de 2023.