Revitalização de Igrejas, Formação de Servos, Implantação de Igrejas
A Mesorregião do Baixo Amazonas no Estado do Pará é composta por importantes municípios que fomentam a economia no Estado. São 13 cidades que compõem o Baixo Amazonas no Estado do Pará: Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Mojuí dos Campos, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa. A região ocupa uma área superior ao do Reino Unido e da Coreia do Sul somadas (315,86 mil km², 1/4 da área do Estado do Pará), e em 2014 sua população era de 770.275 habitantes. Um campo a ser alcançado pela pregação do evangelho.
Dentre os municípios da região, Santarém é o maior em população, sendo o terceiro maior do Estado, com 308.339 habitantes (IBGE, 2021), sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural da Região do Baixo Amazonas, composto de 57 bairros. Está ligada ao Estado do Mato Grosso pela BR 163. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Em linha reta, está localizada a cerca de 800 km das metrópoles da Amazônia (Manaus e Belém), é conhecida poeticamente como “Pérola do Tapajós”.
Atualmente a economia de Santarém está assentada nos setores de comércio e serviços, no ecoturismo, nas indústrias de beneficiamento (madeira, movelarias, olarias, panificadoras, agroindústrias, beneficiamento de peixe etc.) e no setor agropecuário, que segundo o IDESP, na sua pesquisa sobre o Produto Interno Bruto dos municípios em 2008, destacou-se como maior produtor de arroz e soja do estado do Pará e como terceiro maior produtor de mandioca do Estado e o quarto do Brasil.
Temos em Santarém quatro Igrejas fundamentalistas estabelecidas ali. Uma fundada pelos missionários norte-americanos José e Lisa Edge – Igreja Batista Vitória, e duas por Jimmy e Rhonda Shaw – Igreja Batista Bela Vista e Igreja Batista Maranata. A quarta, Igreja Batista Peniel, foi estabelecida pelos missionários Rubens e Sofia Silva.
O grande desafio para o desenvolvimento do campo e das Igrejas tem sido a falta de permanência de pastores trabalhando no município. Houve ocasiões em que um (1) missionário tinha que administrar duas e até três igrejas ao mesmo tempo. O que tem ocorrido atualmente, onde só temos o pastor Osmar Patrício servindo no município, assistindo as quatro Igrejas.
O PROJETO
Na busca de promover o avanço do evangelho na Mesorregião do Baixo Amazonas no Estado do Pará pelo desenvolvimento das igrejas, pela condução do Espírito Santo, formou-se uma equipe de obreiros que está indo para Santarém em 2023 (imagem 4), para se juntar ao pastor Osmar Patrício e sua esposa, Missionária Elizângela, para implementar um projeto, a ser realizado dentro de um período estimado de sete (7) anos. Dentro da perspectiva do grupo, em trabalho conjunto, está a revitalização das quatro igrejas e a implantação do Instituto Bíblico Batista Filótheoi (que já funciona online), projetando para o futuro, se assim Deus permitir, a fundação de novas igrejas no município Santarém e na Mesorregião do Baixo Amazonas, transformando Santarém em nossa Antioquia.
É um grande projeto, por isso não podemos avançar sem o apoio da igreja de Deus. Precisamos de suas orações pois entendemos que não é somente um desafio físico, mas, sobretudo, espiritual. Comprometam-se em orar por nós. Além de suas orações, iremos precisar de sustento financeiro, a fim de nos dedicarmos integralmente ao desafio do projeto, sem distrações.
Os mais carentes hoje nesta questão de são os Missionário pastor Osmar Patrício e Miss. Elizângela, que precisam desenvolver outras atividades para complementar a renda a fim de sustentar a família. Por outro lado, temos o pastor Izaías e a Miss. Claudete que, após trinta anos de ministério pastoral, está ingressando na obra missionária. O sustento dele hoje é mínimo, por isso está precisando de mais apoiadores sustentá-los.
OBJETIVO GERAL
- Revitalizar a Igreja – Servir junto à Igreja Local com nossos dons, pelo ensino fiel da palavra e atividades de serviço cristão (testemunhar, discipular, equipar) para que cooperemos com o seu desenvolvimento.
- Preparar Lideranças – Preparar pessoas que se sintam vocacionadas para exercer liderança na igreja. Isso faremos através do Instituto On-line, algo que já temos desenvolvido há algum tempo com a parceria de alguns irmãos e pastores que estão cooperando conosco.
- Implantar uma sede física do Instituto Bíblico Batista Filótheoi na região.
- Estimamos um período de 7 anos para a realização das primeiras três fases do projeto, antes de avançarmos para o passo seguinte.
- Fundação de novas igrejas em outros bairros de Santarém e, futuramente, nos municípios da Mesorregião do Baixo Amazonas no Estado do Pará.
NECESSIDADES
- Oração em favor das igrejas e de nossas famílias.
- Recursos financeiros para a implantação do projeto e sustento dos missionários da equipe.
- Recursos para a mudança da Equipe
Implantação da sede do Instituto Bíblico – Necessidades.
- Local para o estabelecimento do Instituto Bíblico Batista Filótheoi.
- Equipamentos para montagem de uma sala de gravação, recebimento e transmissão de aulas on-line.
- Computador
- Caixas de Som
- Datashow
- Câmeras
- Microfone
- Mesas e cadeiras para alunos presenciais.
- Mesa e cadeira para professor/tutor
- Impressora e papéis para impressão de documentos e apostilas.
- Literaturas para evangelismo e discipulado.
Mudanças em 2023
Pastor Izaías & Miss. Claudete – Já estão com passagem comprada para o dia 01 de fevereiro.
Pastor Rubens & Miss. Sofia (Tobias e Susana) – Início de julho.
Pastor Eliel & Sarah – Novembro
Ananindeua, Janeiro de 2023.